Meu objetivo é compartilhar aquilo que Deus fala comigo através dos meus momentos com Ele, das minhas impressões acerca do que acontece ao meu redor, meus futuros projetos, cositas que encontro na web, etc.

terça-feira, 15 de julho de 2008

A aventura de querer desistir


Há um livro de que gosto muito chamado "Aventure-se - descubra toda emoção de servir a Deus". É de Tommy Barnett e fala sobre mergulharmos no servir a Deus, de não desistirmos no meio dos nossos projetos e ministérios.


Em outubro do ano passado eu passava por uma fase em que queria abandonar o ministério infantil. Foi uma crise mesmo! Eu me sentia muito incapaz de "ensinar uma criança no caminho em que deve andar". Então, li novamente um capítulo desse livro que chama "A aventura de querer desistir". Esparramada no sofazinho da biblioteca central da USP, rsrs, Deus falava comigo. Ele gritava "Não desista!" enquanto eu lia. Tommy fala que o desejo de desistir é comum em cada pessoa (foi até em Jesus!) e de que é normal senti-lo.


O autor explica que há três qualidades admissíveis em querer desistir:

1ª) Querer desistir é um sinal de sucesso.
"Pessoas bem-sucedidas são as únicas que podem desistir porque elas têm feito algo do qual desistir." (p.166)
Bom,preciso falar mais alguma coisa?


2ª) Quanto mais você tem do que desistir, mais você quer desistir.
Hoje, além de aprender na prática a liderar um ministério infantil, também montei um projeto que tá, como previu meu tio Álvaro, me deixando de cabelo branco!rsrsrsrs.... Como parte do curso da Escola de Missões Urbanas da Jocum, precisei montar um projeto visando atender uma necessidade da igreja ou da nossa comunidade. Montei um para o Mês das Crianças focando o evangelismo delas. Faremos tudo baseados em circo. Logo, precisamos promover oficinas, participar de oficinas, aprender MILHARES de coisas. Ai, já estamos no final de julho e tá me dando um frio na barriga! A coisa tá ficando grande! Eu não imaginava que fosse crescer tanto! É a nossa 2ª festa só para as crianças e queremos marcá-las.
Com tal gama de atividades, hoje eu tenho muito do que desistir. Parafraseando o Tommy, tenho descoberto que quanto mais alto eu subo, mais assustador o caminho se torna. E mais arriscado.


3ª) Você pode desfrutar do luxo de querer desistir se você sabe que não irá desistir.
Sei que não irei desistir porque eu nunca desisti. Uma das virtudes que Deus desenvolveu em mim foi a perseverança, portanto, sei que não vou desistir de um projeto que Deus colocar no meu coração, pois, se Ele coloca, é porque nasceu primeiro no coração d'Ele.
Tommy também explica que há três métodos para livrar você de desistir:

1º) Queime cada ponte e você não poderá voltar.
No ponto em que estou, não posso retroceder, mesmo que quisesse.

2º) Não diga a ninguém que você quer desistir.
Como ele aconselha, você pode contar a alguém que quer desistir depois, não durante o trabalho (é o que estou fazendo agora).

3º) Não se exponha diante daquilo que você não quer ser.
Como ele explica, não podemos nos expor a valores que vão contra os que Deus incutiu em nós. Isso implica em tomarmos cuidado com nossas amizades, com o que lemos, ouvimos e vemos.
E por último, há duas razões pelas quais não podemos desistir:

1ª) Você não pode desistir porque Jesus disse que não!
"Seja qual for o ministério para o qual Deus o chamou, assalariado ou voluntário, ordenado ou não, você não pode desistir." (p.170)

2ª) Você não pode desistir porque tem um futuro em suas mãos.
"Cada ação, reação e omissão que você pratica têm grandes implicações nas pessoas que seguem seus passos." (p.170)
Hoje tenho uma idéia maior da responsabilidade que tenho como líder. Estamos formando uma geração! Existe responsabilidade maior do que essa? Por vezes eu tremo na base só de pensar nisso, só de pensar que eu tenho o dever de formar líderes desde já. Cada criança é um ser em desenvolvimento e desde essa fase devemos enxergá-la como líder em potencial.
Termino esse texto com uma frase de Tommy Barnett:

"Grandes homens e mulheres são pessoas comuns que simplesmente nunca desistiriam."

Por isso, never give'up!!!!!




Nenhum comentário: